29/06/2005

BRASIL...SIL...SIL!

 

Estou lucrando com esta história do Ano do Brasil na França. Lucrando no sentido de poder ver, ao menos uma vez por semana, emissões interessantes sobre o Brasil, mostrando um lado menos caricato do nosso país, enfim. Sabe quando já te deu nos nervos as pessoas só relacionarem o Brasil ao samba, carnaval, mulher pelada ou criminalidade (embora, é claro, tenha tudo isso por lá)...então! O canal France 2 tem duas emissões muito bem feitas (De Racines et des Ailles , e Double Je) que nas últimas semanas tiveram como tema o Brasil. A primeira delas, apesar de interessante e bem feita, mostrando um pouco de várias regiões do país (estiveram em Ouro Preto, Belém, Brasilia, Sampa e Rio), foi muuuuito tendenciosa. Eles procuram com a pinça todas as influências francesas no país (que antes da Segunda Guerra Mundial foram sem dúvida remarcáveis), e acabaram pecando por não mostrar outros aspectos mais enriquecedores. Se por acaso um francês tivesse tropeçado na frente da Biblioteca Nacional no Rio, eles iam lá mostrar o buraco, no lugar de mencionar coisas mais importantes como o acervo do local, detalhes da arquitetura, só para dar um exemplo esdrúxulo.

Por outro lado, foi bem bacana ver cada entrevistado brasileiro dando um show de fluência na língua francesa (Gilberto Gil, Rai, Paulo Coelho, Jô Soares, entre outros).

A entrevista com o ator Paulo Autran sobre a produção cultural brasileira (sobretudo teatral) foi fabulosa. Conseguiu mostrar que o Brasil também aprecia os grandes autores Europeus, sem deixar de dar espaço aos nossos. Ele, em especial, deu um banho no entrevistador, falando um francês impecável e mostrando que não é só de novelas que vivem os atores brasileiros (com todo respeito pelas nossas novelinhas, hein!). Eu já tive o prazer de entrevistar Paulo Autran, ao vivo, para o Jornal do Meio Dia, em 2002, pouco antes de vir para a Bélgica, quando ele levou a Goiânia a peça “Visitando o Sr. Green”. Foi uma das melhores que já fiz, além de ser um gênio em cena, nunca vi tão simpático e agradável.!!

O Jô também foi uma surpresa. Adorei quando ele rebateu uma afirmação feita por Gilberto Gil de que “os europeus são ricos tristes e os brasileiros pobres felizes”, dizendo que para ele, a grande diferença era que “os brasileiros sabiam com ser livres”, independente da conjuntura.

Paulo Coelho, que deixou o Brasil pela pacata  Saint Martin (vilarejo francês de 234 habitantes no sopé dos Pireneus, a 15 quilômetros de Tarbes, onde ele e a mulher compraram um antigo moinho – Moulin Jeanpoc)  foi a grande vedete de uma das principais emissões (Tout le Monde en Parle, com Thierry Ardissson). Ele não é nem de longe meu escritor favorito, mas bom, temos que respeitar o sucesso que ele faz e foi impressionante ver a sensação que ele provoca por aqui e o destaque que tem entre os grandes nomes. Embora eu não sejá lá grande fã dos seus livros, tive que tirar o chapéu para ele que é o segundo autor mais lido no mundo inteiro, perdendo apenas para Dan Brow, que entrou nessa não faz muito tempo.
Então é isso,  enquanto não embarco de volta vou pegando carona no ano do Brasil na França e matando saudades com as emissões de tv.
Ah, e hoje é dia de Brasil x Argentina se enfrentando em gramados alemães no final da Copa das Confederações!!!Bandeira lindona já está "hasteada" e a caipirinha garantida pra acompanhar o jogo!
 
 


20:20 Écrit par Observatoire a | Lien permanent | Commentaires (8) |  Facebook |

Commentaires

bonjour de belgique bisous de belgqiue

Écrit par : coco | 29/06/2005

Eu tb! Tô me divertindo com todas essas emissões sobre o Brasil também... não só a France 2, mas também a ARTE está passando coisas legais! Matando a saudade...
Eu vi a peça 'Visitando o Sr Green' em SP, e adorei! Acho que uma das melhores que eu já tive a chance de assistir....
Beijo!

Écrit par : Tolee | 30/06/2005

E viva o Brasil.... Nossa amiga e fala a verdade se nao da um orgulho giganetsco da nossa terra brasileira???...pena que por aqui nao tenha tantas reportagens sobre o Barsil..teve uma especial, com muito sucesso por sinal, com o Paulo Coelho tb, que tem varios livros traduzidos para o noruegues...
Nossa, fiquei curiosa...se puder publica a entrevista sua com o Paulo...(olha a intimidade : "Paulo")...hahaha...deve ter sido demais, ne mesmo!!...
E vc ja tem data marcada para retornar a terrinha???..os smurfs ja comecam a ficar tristinhos com sua partida....
Beijos e tenha um lindo diaaaaaaa!!!

Écrit par : kelly | 30/06/2005

oi Vc conseguiu deixar-me todo orgulhoso com nosso povo,MONICA...

Poxa,como somos bons,fortes e capacitados...
Pena q a imagem q passamos é sempre negativa. Principalmente por causa destes malditos politicos
ECA!!!!!
Beijo grande!!

Écrit par : DO | 30/06/2005

OI Oi Mônica!!! Obrigada amiga por sempre comparecer ao meu blog, adoro o seu tb!!! Que coisa bacana esse carnaval ai hem.. deve ser diversão pura, claro!! Do modo françês de ser! rss... Bom, vou deletar o meu blog, por enquanto, então enquanto não venho com o novo, sempre passarei potr aqui, nada muda, e vc pode ir até ao meu flog, vou está por lá gora!
Beijos amiga!

Écrit par : Ana Paula | 30/06/2005

Legal! Ah, deve ser muito legal ver coisas boas do Brasil sendo exibidas lá fora, e ver 'filhos da pátria' mostrando que também somos inteligentes, talentosos e temos nosso valor. Adorei! : )

Écrit par : Priscila | 01/07/2005

viva o Brasil hehhehe Pois é...essa idéia que a mídia passa sobre o Brasil é um tanto estressante...pois Brasil é tudo isso que mostram, q vc comentou, e muito mais! Aqui os document´rios q vejo são sempre sobre a Amazônia... Mas eu tenho sorte de poder ver a Globo internacional e a REcord Internacional..mato muita saudade mesmo!!!!!!!!
Hj vi um casal no programa MAIS VOCÊ..vieram pra Noruega e pra eles aqui só se come peixe ...tbém..só foram pro norte...e daí não dá pra dizer que é só isso né? mas enfim..não podemos generalizar!
bjs....

Écrit par : cris | 01/07/2005

haronid *. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . *
*. * . * . * . * . * .OIE!!! * . * . * . * . *
*. * .*_/_ *. * . * . * . * . * . * . * . * .*
. *. * >,"< * estou passando só * . * .
* , + .*... * . * . * . * . * . * . * . * . * . *
* . * . * . * _/_. * . pra deixar um* . *
* . * . * . * >,"< . * . * . * . * . * . *. * . *
+ * . *. * . * . * . * . * . grande beijo* .
* . _/_ * . * . * * . * . * . * . * . * . * . * . *
. * >,"< * . *. * . * e dizer que seu blog tá lindo!! * . *
*. * . * . * . * . * . * . *. * . * . * . * . * . * .
* . * . * . * . * . * Qdo puder da uma*.*.*.*.*.*
*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*. passadinha no meu*. *. *. *
*. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * Beijinhos -Parabéns pela sua coragem

Écrit par : dinorah | 02/07/2005

Les commentaires sont fermés.